Clube Atlético Pernambucano

Por José Henrique, 18 de junho de 2020


FICHA DO CLUBE

NOME OFICIAL: Clube Atlético Pernambucano
FUNDAÇÃO: 08 de março de 2006
LOCALIZAÇÃO: Carpina – Zona da Mata
CORES OFICIAIS: Laranja e Azul
MASCOTE: Tatu-Bola
CAMPO OS ESTÁDIO: Municipal Paulo Pessoa Cavalcanti Petribu – 3.500
STATUS ATUAL: Em atividade

O Clube Atlético Pernambucano é um clube de futebol da cidade de Carpina, que está localizada na Zona da Mata Pernambucana. Fundado em 08 de março de 2006 na cidade de Vicência e com o nome de Clube Atlético de Vicência, o clube veio mudar de nome e transferir sua sede para Carpina no ano de 2008.

ATLÉTICO DE VICÊNCIA


Como Atlético de Vicência, chegou a disputar nos anos de 2006 e 2007 a segunda divisão pernambucana, onde alcançou a 3ª fase e as Quartas de Finais respectivamente.

Atlético de Vicência em 2006 – Foto: Orlando Lacanna (Blog Jogos Perdidos)

ATLÉTICO PERNAMBUCANO


No ano de 2008 o clube alterou o seu nome para Clube Atlético Pernambucano e promoveu algumas mudanças em seu escudo, e passaria a usar as cores azul claro e laranja, com isso já no ano de 2008, com sede na cidade de Carpina participou do campeonato pernambucano da Série A2 (onde finalizou a competição em 5º lugar) e da Copa Pernambuco onde foi vice-campeão depois de empatar em 0x0 em casa e perder por 4×0 para o Santa Cruz no Arruda.

Em 2009 ainda na cidade de Carpina mais uma vez participou da Série A2 e finalizou a competição em 7º lugar, também participou da Copa Pernambuco onde encerrou a competição num modesto 14º lugar. No ano de 2010 o clube pediu licença junto a FPF-PE e não participou de nenhuma competição oficial, retornando as atividades assim no ano de 2011 quando clube fechou parceria com a prefeitura de Camaragibe e passaria a atuar naquela cidade, e assim o clube jogou a Série A2 onde finalizou a competição em 6ª lugar e na Copa Pernambuco fechou a competição no 4º Lugar.

Em 2012 ainda mandando seus jogos na cidade de Camaragibe, o clube mais uma vez jogou a Série A2 onde em uma campanha desastrosa encerrou a competição em 15º lugar (lanterna).


No ano de 2013 o clube muda mais uma vez seu escudo desta vez apenas invertendo as cores e passaria a atuar com as cores Laranja e Azul Escuro, porém o clube retornaria as competições apenas em 2014.

E em 2014 voltando a atuar em Carpina o clube voltou para o Campeonato Pernambucano da Série A2, o clube finalmente alcançou o tão sonhado objetivo ao conseguir o acesso para o Campeonato Pernambucano da 1ª divisão quando ficou com o vice-campeonato da competição, na final o clube perdeu para o Vera Cruz de Vitória de Stº Antão pelo placar de 2×1.

Time do Atlético Pernambucano em 2014 – Foto: Página oficial do Clube no Facebook

Na estreia no Campeonato Pernambucano da Série A1 em 2015 clube mais uma vez alcançou o objetivo que era de não cair de volta para Série A2 e encerrou a competição no 9ª lugar. No ano de 2016 o clube conseguiu alcançar o 7º lugar na competição e fez história ao garantir uma das vagas de Pernambuco para o Campeonato Pernambucano da Série D no ano de 2017.

O ano de 2017 o clube fez uma péssima campanha no campeonato pernambucano da série A1 e acabou a competição na lanterna da competição e acabou sendo rebaixado para a série A2. E no Campeonato Brasileiro da Série D do mesmo ano o clube caiu no grupo A8 junto de Fluminense de Feira da Bahia, Campinense da Paraíba e Itabaiana de Sergipe e mesmo com uma campanha regular, o clube ficou apenas com o 3º lugar em seu grupo e foi eliminado na 1ª fase da competição.

Logo depois o clube licenciou-se e retornou no ano ano de 2019 com o retorno da Copa Pernambuco, onde mais uma vez o clube foi eliminado na 1ª fase, e então o clube vive na expectativa de retornar a Série A2 no ano de 2020.

Vale também destacar o bom trabalho nas categorias de base o clube sempre fez, que inclusive já rendeu em uma excursão para Portugal entre 2007 e 2008 e também uma participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior no ano de 2010, sem contar que durante muitos anos o time disputou o campeonato pernambucano Sub-20.

Time do Atlético Pernambucano no ano de 2010 na Copa São Paulo de Futebol Júnior – Foto: Canal Clube Atlético Pernambucano de Camaragibe – Youtube

FONTES
Blog Jogo Perdido, RSSSF Brasil, Futebol Nacional, Wikipédia, Bola na Área, Canal do clube no Youtube, Página do Clube no Facebook

Quer ler sobre mais clubes de Pernambuco? Não deixe de acessar acervofutebolisticope.wordpress.com

Compartilhe a história do nosso futebol!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s