Afogadense Futebol Clube

Por José Henrique, 19 de junho de 2020


FICHA DO CLUBE

NOME OFICIAL: Afogadense Futebol Clube
FUNDAÇÃO: 2005
LOCALIZAÇÃO: Afogados da Ingazeira – Sertão
CORES OFICIAIS: Azul claro, branco e preto
MASCOTE: Iguana
CAMPO OS ESTÁDIO: Municipal Valdemar Viana – 2.200 torcedores
STATUS ATUAL: Amador

O Afogadense Futebol Clube, é um time de futebol da cidade de Afogados da Ingazeira no Sertão pernambucano, o clube foi fundado em 2005 e iniciou suas atividades no futebol amador ao disputar a Copa do Sertão e surpreendentemente ficou com vice campeonato e teve o artilheiro daquela edição.

Já no ano de 2006 o clube se profissionalizou e disputou pela primeira vez o campeonato pernambucano da Série A2 do mesmo ano onde foi eliminado na 2ª fase da competição, na 1ª fase caiu no grupo D junto com 1º de Maio, Sport Boa Vista, Intercontinental e Grêmio Petrolândia.

No ano de 2007 o clube mais uma vez disputou a Série A2 pernambucana onde chegou a disputar o primeiro turno da 1ª fase, porém no 2º turno a Federação Pernambucana de Futebol resolveu eliminar o time do Afogadense, pois o mesmo não haveria comprido com o pagamento de algumas taxas referentes a inscrição do clube e jogadores na entidade máxima do futebol pernambucano, encerrado assim a competição na última posição.

No ano de 2008, mais uma vez o clube voltou a participar da competição e mais uma vez o clube não realizou uma boa campanha e acabou eliminado na 1ª fase, na ocasião o clube caiu no Grupo A junto com Belo Jardim, Flamengo de Arcoverde, Pesqueira e 1º de Maio.

Já no ano de 2009 foi o melhor ano do clube na Série A2 onde finalizou a competição na 4ª colocação geral.

Time do Afogadense em 2009 – Foto Blog do Afogadense

No ano de 2009 o clube iniciou na 1ª fase no Grupo A junto com Araripina FC, Belo Jardim, Flamengo de Arcoverde, Pesqueira e 1º de Maio, onde o mesmo se classificou em 3º no grupo.

Na segunda fase o clube enfrentou o Ferroviário do Cabo, o Pesqueira e o Atlético Pernambucano que estava jogando na cidade de Água Preta, o clube se classificou para as semifinais em 2º no grupo.

Na semifinal o clube voltou a enfrentar o time do Araripina e acabou sendo eliminado com dois empates em 1×1 e foi eliminado, pois no regulamento daquele ano dizia que em faze eliminatórias passaria o clube com melhor campanha, no caso o Araripina, que ficou com a vaga na elite estadual do ano seguinte.

Após o quase acesso a elite no ano de 2009 o clube licenciou-se por dois anos e retornou as competições oficiais em 2012 para a Série A2 de Pernambuco onde mandou seus jogos no estádio municipal José Malaquias conhecido popularmente como Beira Rio na cidade vizinha de Carnaíba onde chegou a utilizar um uniforme com as mesmas cores da bandeira da cidade, e apesar da boa campanha o clube acabou eliminado na 1ª fase onde encerrou na 7ª colocação entre 15 clubes com 45 pontos conquistado em 28 jogos o clube conquistou 12 vitórias 09 empates e 07 derrotas.

Time do Afogadense em 2009 – Foto: Página do clube no Facebook

Após o ano de 2012 o clube tentou retornar no ano seguinte porém não obteve êxito, e com a fundação do Afogados da Ingazeira Futebol Clube, o Afogadense perdeu seu espaço na cidade e jamais voltou para uma competição profissional, houve inclusive a tentativa de colocar o clube na Série A2 de 2016, porém os diretores do clube acusaram a Federação de não permitir a entrada do clube por jogo político, pois ainda segundo os diretores o clube estaria em dia com todas as obrigações. (Confira clicando aqui)

Recentemente o clube retornou suas atividades pelo futsal.


FONTES:
Bola na Área, RSSSF Brasil, Página do Clube no facebook, Blog do Afogadense (desativado), Página Campeonato Pernambucano Série A2 no facebook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s