Paulistano Futebol Clube

Por Henrique Martins, Adm  do Blog Acervo Futebolístico Pernambucano
20/01/2019

Ficha do Clube
Nome
Paulistano Futebol Clube
Fundação
07 de Agosto de 1982
Cidade/Mesorregião
Paulista – Grande Recife
Mascote
—-
Status
Desativado
Competição
Pernambucano Série A1 – 1993
O Clube
Paulistano Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol do município de Paulista, atualmente encontra-se desativado, porém esteve presente no campeonato estadual entre os anos de 1982 a 1993, quando foi rebaixado.

Para podermos começar a falar do Paulista Foot-Ball Club e do Paulistano Futebol Clube, precisamos falar do Paulistano Esporte Clube, antigo time da cidade que foi fundado em em ainda na década de 20


Voltando para a década de 1910


Escudo do Paulista

Voltando a década de 1910


Fundado em 08 de março de 1915, o time do Paulista Foot-Ball Club nasceu quando a cidade de Paulista ainda era um distrito da cidade de Olinda, e suas origens são da CTP (Companhia de Tecidos Paulista), onde também mandava seus jogos (campo da CTP – 1.500 torcedores).

O time do Paulista esteve presente em duas edições do Campeonato Pernambucano de Futebol, 1916 e 1917, se tornando o primeiro clube fora de Recife a participar do estadual, onde no qual realizou campanhas modestas, tendo inclusive abandonado a competição em 1917, perdendo por W.O seu último jogo contra o Casa Forte FC.

Depois de 1917 o clube jamais retornou para o estadual, permanecendo desativado até os dias atuais.


Avançando para a década de 1920

No dia 16 de Janeiro de 1922 era fundado o time do Paulistano Esporte Clube, onde desde então o clube passaria a representar a cidade em competições estaduais e também participaria do campeonato citadino local, porém o clube jamais conseguiu entrar no Campeonato Pernambucano, e em nossas pesquisas não encontramos nenhum registro sobre sua participação nos campeonato da cidade.

Recorte de Jornal com o escudo do Paulistano EC

O maior indício de que o Paulista Foot-Ball Club passou a se chamar Paulistano Eporte Clube, é o fato de seus fundadores serem a mesma pessoa, o Coronel Frederico Lundgren, onde alem de manter os escudos parecidos, as cores também permaneceram no caso era o Azul e Amarelo.

Esse fato pode ser visto no mesmo jornal de onde o escudo saiu, portanto essa é uma informação sem concretização, ou seja pode ser tratada como um conto do futebol.

Para conferir essa história completa cliquem nos links abaixo:

>>> Paulista Foot-Ball Club <<<

>>> Paulistano Esporte Clube no Pernambucano <<<

De volta para a década de 1980

Em 1980 a ideia de que Paulista merecia um time profissional na elite estadual já estava madura e também já era concreta, só que para isso se houve muitas opções e dentre as mais viáveis, era de pegar um clube amador forte filiado a Liga de Paulista e profissionaliza-lo, onde os favoritos eram a Associação Esportiva Palmeiras (Campeão da Copa do Interior de 1980) e o Vera Cruz Futebol Clube (Várias vezes campeão do município).

Porém o então prefeito, Ademir Cunha em reunião com dirigentes de vários clubes amadores, optou por ressuscitar o Paulista Foot-Ball Club, que estava desativado desde 1917, o que gerou divergências com a FPF, que alegava que trazer o antigo Paulista seria muito problemático juridicamente.

Com isso o prefeito decidiu então criar um novo clube, que levaria consigo o nome e as cores da bandeira da cidade para a elite estadual, e assim em 07 de agosto de 1982 nascia o Paulistano Futebol Clube, que mandaria no também novíssimo estádio Ademir Cunha, que na época de sua inauguração possuía a capacidade para 20.000 torcedores.

Trajetória na elite estadual

O Paulistano esteve presente em 12 edições do campeonato estadual, onde brigava de igual para igual com os times intermediários, e em sua maioria das vezes, encerrando a competição no meio da tabela, confiram as colocações finais de cada ano do Paulistano na elite estadual.

1982 – , 1983 – , 1984 , 1985 , 1986 , 1987 , 1988 , 1989 , 1990 , 1991 , 1992 , 1993 9º.

Brasileirão Série C

No ano de 1987 o 5º lugar no campeonato pernambucano, rendeu ao Paulistano uma classificação Inédita para o campeonato brasileiro da ´série C de 1988, onde o clube caiu no grupo 2, junto a Botafogo – PB, Auto Esporte – PB e Alecrim – RN, tendo inclusive se classificado para a segunda fase onde caiu em um forte grupo junto a Botafogo – PB, Campinense – PB e ABC – RN, tendo ficado em último neste grupo e sendo eliminado da competição, fechando a competição no 19º lugar geral.

Confiram os jogos do Paulistano na Série C de 1988:

1ª Fase
Paulistano 0x0 Alecrim (4×3)
Paulistano 0x1 Auto Esporte
Auto Esporte 1×4 Paulistano
Botafogo 2×0 Paulistano
Paulistano 0x1 Botafogo
Alecrim 0x1 Paulistano

2ª Fase

Campinense 3×2 Paulistano
Paulistano 1×0 ABC
Paulistano 0x1 Botafogo
ABC 1×0 Paulistano
Paulistano 1×4 Campinense
Botafogo 0x2 Paulistano

O fim do clube

Não existe nenhuma fonte concreta que confirme o fim do Paulistano, mais o que nos podemos especular é que o time teve o mesmo final de muitos clubes no interior pernambucano, onde os patrocínios se vão, a prefeitura deixa de apoiar, e o clube fica sem saída, com dívidas trabalhistas e outras mais, no Campeonato Pernambucano de 1993 o time foi eliminado/rebaixado da competição, junto com Sete de Setembro e Íbis, e deste ano para cá o time não mais voltou para as competições oficiais.

Houve um tentativa de alguns empresários de trazer o clube de volta a ativa no ano de 1999, porém não obtiveram sucesso, e assim o Paulistano ficou na história de Pernambuco.

Ídolos

Dentre os maiores destaques que já passaram pelo Paulistano, podemos destacar Givanildo Oliveira, que treinou o clube em 1991, e claro o atacante Rivaldo, que jogou na escolinha do Paulistano antes de ir para o time do Santa Cruz.

Rivaldo no Paulistano – Foto PE Retrô

Imagem rara



Fontes: Wikipédia, Blog a História do Futebol, Bola na Área, Diário de Pernambuco e Futebol Nacional.
Escudo do Paulista Foot-Ball Club redesenhado por Sérgio Mello do Blog a história do Futebol.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s