Botafogo Sport Club do Barro

Por José Henrique, 18 de julho de 2020

Hoje é dia de parabenizar um dos clubes amadores mais tradicionais e queridos de Pernambuco, venho convidar-lhes para conhecerem um pouco da grandiosa história do Botafogo Sport Club do Barro, que neste ano de 2020 estará completando 88 anos uma ótima leitura para todos.

O Botafogo Sport Club é um clube de futebol amador que está sediado no bairro do Barro, localizado na capital Recife, o tradicional Alvinegro do Barro foi fundado em 18 de julho de 1932 no bairro de Tejipió pelos seguintes desportistas:

Antônio Santana Gabriel;
Paulo Santana Gabriel;
Antônio José Torres;
Milton José dos Santos
Antônio de Souza Monteiro;

Tendo sido proclamado como presidente o Sr. Antônio Santana Gabriel.

Primeira bandeira oficial do clube, idealizada no ano de 1932.

Tendo sido fundado oficialmente, o clube buscou sua filiação junto a A.S.D.T. para as disputas do Campeonato Suburbano patrocinado pela mesma, com a extinção da ASDT em 1942, o Botafogo buscou sua Filiação junto a FPD (antiga FPF-PE) e já no ano de 1943 estreou no antigo certame da terceira divisão (vale lembrar que o clube permaneceu no bairro de Tejipió desde a sua fundação até meados da década de 1970).

O Alvinegro permaneceu na terceira divisão até 1945, quando em 1946 o clube se inscreveu para a segunda divisão amadora de Pernambuco e desde então disputou o certame ininterruptamente até a competição mudar de nome e se chamar oficialmente de Terceira divisão de Pernambuco no ano de 1981.

Apesar dos registros da antiga Segunda Divisão amadora serem escassos, no antigos jornais o Botafogo era visto como uma das forças do futebol amador da Zona Sul do Recife tendo grandes combates com os considerado fortes e favoritos como o Locomoção de Jaboatão, o Yolanda do Jiquiá, o Atlântico entre outros clubes que eram vistos como os prováveis times para ingressar no campeonato pernambucano de profissionais.

A primeira grande conquista do clube aconteceu no ano de 1961 quando sagrou-se campeão Juvenil(Atualmente categoria de Juniroes) da Segunda Divisão Amadora em uma final realizada em três partidas no qual o Alvinegro venceu as três sendo duas delas por W.O.

Além da Segunda Divisão Amadora o Botafogo também disputava muitos amistosos contra clubes do Interior e também com profissionais da época como por exemplo o Santo Amaro, o Destilaria EC, o Santa Cruz.

No ano de 1973 o Botafogo disputou a Copa Governador Eraldo Gueiros que naquele ano substituiu a Copa do Interior com Seleções municipais e nesta competição o clube caiu no Grupo 5 juntamente com os seguintes clubes:

Estrada Nova – Jaboatão; Estudantes – Timbaúba; Palmeiras – Paudalho; Santa Cruz – Carpina.

Infelizmente não conseguimos localizar os resultados do Botafogo nesta competição, porém sabemos que o clube não passou de fase, caindo logo na primeira.

Sendo eliminado da Copa Governador Eraldo Gueiros o clube voltou suas atenções para a Segunda Divisão Amadora, onde realizava campanhas regulares durante a década de 1970 e 1980.

A década de 1990 começou promissora para o clube, principalmente o de juniores pois conquistou o Bicampeonato nos anos de 1991 e 1992.

Time do Botafogo do Barro bicampeão da primeira divisão amadora 1991 e 1992 – foto: Hélcio Fernando.

O primeiro título do Alvinegro do Barro aconteceu no ano de 2005 depois de bater na trave em 2002 o clube conquistou o tão sonhado título de forma invicta da primeira divisão amadora em sua categoria de adultos ao vencer o tradicional Cacique Futebol Clube.

Botafogo do Barro campeão invicto em 2005 – foto: Hélcio Fernando.

O próximo título do clube aconteceu no ano de 2010 na primeira divisão amadora e mais uma vez, conquistado de forma invicta em cima do tradicional Escolinha FC do bairro do Engenho do Meio.

Botafogo do Barro campeão invicto de 2010 – foto: Hélcio Fernando

O último título conquistado pelo Botafogo do Barro aconteceu no ano de 2015 quando alcançou o tricampeonato da primeira divisão amadora, conquistado em cima do tradicional 10 de Novembro do Bairro do Totó. Esse título lhe rendeu o apelido de Campeão do Centenário, pois o mesmo conquistou no ano em que a FPF-PE completou 100 anos de existência.

Botafogo do Barro tricampeão Amador e Campeão do Centenário FPF-PE- foto: Hélcio Fernando.

Desde então o clube sempre entra na competição com status de favorito ao título e em 2018 bateu na trave e perdeu a final para o CE do Pina.

Escudo Atual

Fontes: BND – Jornal Diário de Pernambuco.

Agradecimentos ao Sr. Hélcio Fernando presidente do Botafogo do Barro, pelo fornecimento de imagens e informações sobre a fundação do clube.

Uma ideia sobre “Botafogo Sport Club do Barro

  1. HELCIO FERNANDO DE OLIVEIRA

    O BOTAFOGO SPORT CLUBE AGRADEÇE O SEU TRABALHO ÁRDUO EM COLETAS DE DADOS E MUITO IMPORTANTE NA PRESERVAÇÃO DA MEMORIA DO FUTEBOL AMADOR COMO UM TODO EM NOSSWA CIDADE DO RECIFE E NO ESTADO DE PE.SABEMOS DA IMPORTANCIA DISSO, POIS NUM PAÍS ONDE A SUA PROPRIA HISTÓRIA É DEIXADA SEMPRE EM SEGUNDO PLANO, A MEMORIA NACIONAL EM TODOS OS NIVEIS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DEVE SER PRESERVADA E IMORTALIZADA,PARABENS E QUE SUA VOCAÇÃO CONTINUE SENDO ALIMENTADA E QUE DO LADO E CÁ DOS CLUBES E TIMES DE VARZEA AMADORES O SEU BLOGUE SEJA TÃO BEM RECEBIDO E ALIMENTADO DAS INFORMAÇÕES QUE MEREÇE, PARA O BEM DE TODOS, INCLUSIVE. EM NOME DE TODOS OS QUE FAZEM HOJE E DE SUA LONGA HISTÓRIA DE 88 ANOS EM 2020 O BOTAFOGO DEIXA AQUI ESSE RELATO E APLAUSO PELO SERVIÇO PRESTADO NA MANUTENÇÃO DE NOSSA MEMÓRIA. OBRIGADO E PARABENS.
    HELCIO FERNANDO
    PRESIDENTE EXECUTIVO

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s