Copa Arizona de Futebol Amador – Ano 01

Por José Henrique, 03 de julho de 2020

A Copa Arizona de Futebol Amador foi uma competição de futebol que aconteceu entre os anos de 1974 e 1980 no estado de São Paulo e em 1977 até 1980 em Pernambuco. Ela foi organizada pelo jornal A Gazeta Esportiva no estado de São Paulo e pelo Diário de Pernambuco, aqui em Pernambuco e foi patrocinada patrocinada pela Companhia Souza Cruz, produtora de cigarros. Foi considerada a maior competição de futebol amador do Brasil na década de 70.

Logo da competição

Em seu primeiro ano em Pernambuco (1977), a competição reuniu nada mais, nada menos do que um total de 128 clubes inscritos (e na hora da competição esse Número diminuiu para 107) exclusivamente amadores e sem nenhum vinculo com algum clube profissional, pois em seu regulamento, na Copa Arizona era permitido apenas a inscrição de clubes totalmente amadores, pois o objetivo da competição era justamente divulgar o futebol amador no Brasil, e em Pernambuco não seria diferente.

Dos 128 clubes participantes a esmagadora maioria era da Capital Recife, mais tivemos representações de alguns municípios vizinhos como Cabo de Santo Agostinho, Moreno, Igarassu, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Paulista e Paudalho, o campeão de Pernambuco disputaria a Chave do Nordeste contra os campeões do Ceará e Rio Grande do Norte.

A Federação Pernambucana de Futebol não foi a organizadora da competição, porém na época deu seu total apoio e cobertura para a Copa Arizona, chegando inclusive a enviar diversos quadros de árbitros para vários jogos.

Confiram então como ficou as quatro zonas da Copa Arizona de 1977 em Pernambuco:

No dia seguinte a publicação das Zonas, o Cacique FC foi incluído na Zona 2 e o C.E. Olindense na Zona 4

A Copa foi disputada no melhor estilo Copa do Brasil em cada Zona onde os campeões fariam as semifinais e consequentemente a final, e o grande campeão da Copa Arizona de 1977 foi a Sociedade Esportiva Abreulimense do então distrito da cidade de Paulista, Abreu e Lima, o clube era conhecido popularmente como “SEAL” ou “Psicodélico”.

Com o título em Pernambuco o time do Abreulimense garantiu a vaga pernambucana no regional contra o Riachuelo (Campeão da Copa Arizona do Ceará) e o Racing (Campeão da Copa Arizona do Rio Grande do Norte), onde o time pernambucano, ficou com o Vice Campeonato e não se classificou para a Fase Nacional da Copa Arizona.

O Sucesso da Copa Arizona de Futebol Amador que a competição se estendeu até o ano de 1980, e gradativamente estaremos postando mais dessa histórica competição em Pernambuco.

FONTE: Diário de Pernambuco, Wikipédia;
Escudo do Abreulimense restaurado por José Henrique;

Compartilhe o a história do Nosso futebol!

4 ideias sobre “Copa Arizona de Futebol Amador – Ano 01

  1. João Bosco

    Obs: O Clube “Psicodélico” de Abreu e Lima, foi fundado em 1974,ano em que foi campeão, de forma invicta,no campeonato Paulistense.(Na época Abreu e Lima era distrito de Paulista, área metropolitana do Recife.

    Resposta
  2. João Bosco

    Esse meu comentário faz referência ao ano de fundação do clube “Psicodèlico”., Agora ele foi inscrito na copa arizona sobre a sigla SEAL (Sociedade Esportiva AbreuLimense).

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s