América Futebol Clube de Petrolina – 01 participação na Copa do Interior

Por José Henrique, 15 de maio de 2020

FICHA DO CLUBE
NOME OFICIAL: América Futebol Clube
FUNDAÇÃO: Década de 1950
LOCALIZAÇÃO: Petrolina – Sertão do São Francisco
CORES OFICIAIS: Vermelho e Branco
MASCOTE: ???
CAMPO OS ESTÁDIO: Municipal Paulo Coelho – 5.000
STATUS ATUAL: Amador

O América Futebol Clube, é um time de futebol amador que está sediado na cidade de Petrolina, localizada no Sertão do São Francisco de Pernambuco, o Alvirrubro Petrolinense foi fundado na década de 1950, e é um dos clubes mais tradicionais do futebol amador da cidade.

América Futebol Clube em 1966 – Foto: Página Oficial do América Futebol Clube de Petrolina no Facebook

O Clube é provavelmente o maior campeão de Petrolina, pois em minha pesquisa consegui localizar pelo menos 09 títulos do certame de Petrolina (1956, 1962, 1963, 1964, 1965, 1972, 1978, 1988, 1994) e fontes noticiam um tetracampeonato na década de 1970, porém sem mencionar os anos.

Durante a Década de 1970, o clube alterou sem nome para América Lítero Esportivo, e retomando o nome atual já na década de 1980 quando disputou sua única competição a nível estadual, a Copa do Interior de 1980 onde o clube acabou caindo no Grupo 3 junto com as fortes equipes da AGA de Garanhuns, América de Sertânia, Cultura de Belo Jardim, Flamengo de Arcoverde e União Peixe de Pesqueira e foi eliminado logo na 1ª fase, infelizmente não consegui localizar os resultados do América na Copa.

América Futebol Clube em 1988 – Foto: Página Oficial do América Futebol Clube de Petrolina no Facebook

Desde então o América voltou suas atenções para o Campeonato Petrolinense onde conquistou vários títulos, porém não voltou mais para competições estaduais.

UM MOMENTO HISTÓRICO

No ano de 1973 o lendário jogador Garrincha jogou no América Lítero Esportivo de Petrolina, foi por apenas 01 jogo, mais ficou marcado na história do futebol Petrolinense.

Foto: Página Oficial do América Futebol Clube – Petrolina/PE

A visita de Mané Garrincha fez com que as cidades, separadas pelo rio São Francisco, se unissem para ver o craque jogar. A notícia de que Garrincha estaria na região mexeu com o povo e com a imprensa local. Na época, o jovem radialista Domingos Sávio Ventura Brandão, conhecido como Sivuca, foi um dos responsáveis pela cobertura do evento.

– Foi uma cobertura grande, porque foi um evento excepcional. Tratava-se do melhor jogador do mundo. A imprensa deu grande destaque. Nós criamos muita expectativa sobre esse jogo – afirma Sivuca.

O NÃO A GARRINCHA

O confronto foi entre Veneza, de Juazeiro, e América, de Petrolina, no estádio Adauto Moraes, na cidade baiana. Antes do jogo, ficou combinado que o Mané jogaria um tempo em cada equipe, mas nem tudo saiu como o esperado. Quando estava no auge, o talento do ex-botafoguense era desejado por todos. Aos 40 anos de idade, no entanto, ele se viu rejeitado por um time amador.

– Fizeram um sorteio para ver em qual time ele jogaria primeiro, e deu Veneza. Aí atrasou para começar o jogo, e a gente esperando. Foi quando chegou a notícia de que o presidente do Veneza não aceitava Garrincha. Ele não queria mexer no time. O Veneza era muito bom. Não tinha vaga, nem sendo Garrincha – conta Marco Polo, um dos personagens do confronto.

Sendo assim então o jogou o jogo inteiro pelo América, para alegria da torcida Americana, e jogando os dois tempos no América, a vitória ficou mais fácil: 3 a 1, apesar de Garrincha não ter marcado.

E assim encerramos nossa semana com os clubes Petrolinenses em nosso Acervo Futebolístico Pernambucano, Espero humildemente que tenham curtido essa série de postagens sobre os antigos clubes da cidades.

FONTES:
Globo Esporte, Futebol BH, BND (Diário de Pernambuco).

Escudos e Uniformes desenhados por José Henrique, administrador do Acervo Futebolístico Pernambucano.

Curioso com mais histórias sobre os antigos clubes pernambucanos? Então acessem nosso link: https://acervofutebolisticope.wordpress.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s