Copa Pernambuco – 1994

Por Henrique Martins, 18 de abril de 1994

A Copa Pernambuco de Futebol, foi uma competição de futebol a âmbito estadual entre clubes de futebol de Pernambuco. Era geralmente realizada no final do ano e servia como preparo para o Campeonato Pernambucano. Teve 18 edições e sua última edição foi em 2012, quando o Santa Cruz se sagrou campeão. Tem como maiores campeões o Santa Cruz e o Recife FC ambos com quatro conquistas no certame.

A Copa Pernambuco de Futebol, foi criada em 1994 com o intuito de ser um torneio preparatório de Pré-temporada para o Campeonato Pernambucano e que reunisse todas as equipes profissionais e ativas filiadas à federação pernambucana. Era também uma forma de alavancar o desenvolvimento do futebol de equipes de menor tradição. Para esses clubes também teria a oportunidade de enfrentar um “clube grande” durante a competição, seja com a equipe profissional ou base e o respaldo das equipes do interior do estado.

Em 2006, chegou a ser suspensa por falta de incentivos e interesse das equipes, voltando a ser disputada ano seguinte. Já em 2012, houve a última edição do torneio que teve o Santa Cruz como último campeão, conquistando seu quarto título.

Hoje no nosso Acervo Futebolístico estaremos iniciando a busca pelos clubes participantes de cada competição, começando com sua primeira edição, a de 1994.


Acima os noves participantes da 1ª edição da Copa Pernambuco, no ano de 1994, onde o Ypiranga de Santa Cruz do Capibaribe foi o 1º grande campeão e a Desportiva Vitória ficou com o vice-campeonato.

A competição teve inicio no 2º semestre e serviu como preparação para para os clubes do interior para o campeonato pernambucano de 1995, o Flamengo de Arcoverde desistiu pouco antes da competição ter início e foi punido pela federação pernambucana de futebol com 02 anos de suspensão.

Infelizmente não conseguimos a tabela da competição em minhas pesquisas, porém assumo o compromisso de publica-la assim que a encontrar, antemão, a primeira edição da competição fica registrada em nosso Acervo Futebolístico Pernambucano.




Fontes: Wikipédia
Agradecimentos: Gilson Martins do Blog Esportes News, por ter fornecido as informações dos clubes participantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s