Associação Atlética de Futebol

Por Henrique Martins, Adm do Acervo Futebolístico Pernambucano
07/03/2019

Ficha do Clube
Nome
Associação Atlética de Futebol
Fundação
18 de Julho de 1971
Localização
Jaboatão dos Guararapes – Região Metropolitana do Recife
Mascote
???
Status
Extinto
Competição
Copa do Arizona – 1978
O Clube

A Associação Atlética de Futebol, foi um clube de futebol amador, sediado na cidade de Jaboatão dos Guararapes, cidade localizada na Região Metropolitana do Recife.

A Associação foi fundada em 1971 pelos Sócios-fundadores e desportistas:

João Carlos;
José Maria;
Moisés;
Nai;
Alexandre;
Geraldo Escalera;
Adilson Cordeiro;
Nelson Gomes;
João Gomes da Silveira;

No ato da fundação foi solicitado uma colaboração simbólica de Cr$ 10,00 para a compra dos materiais esportivos.

Assim então a Associação Atlética de Futebol estava fundada e seu primeiro jogo foi contra o Cristal Futebol Clube da Usina Jaboatão, onde os azulinos venceram por 2×1, isso em 26 de setembro de 1971, já durante o ano de 1972, o clube realizou diversos amistosos onde pretendia melhorar seu desempenho.

Porém as conquistas começariam em 1973 quando o clube entrou no peladão(competição realizada pela Liga Desportiva de Jaboatão), e logo se sagrou campeão do torneio Início e mais tarde campeão de 1973, em 1974 o clube repetiu a dose, sendo campeão do torneio início e da competição geral, e em 1975 o clube tornou-se tricampeão tendo sofrido apenas um gol na competição.

Em 1976, o clube ficou com o Vice campeonato, quando perdeu a final para o Avaí local, resolvendo paralisar suas atividades.

Chegada da Copa Arizona

Depois de ficar o ano de 1977 sem atividades, seus diretores e jogadores se viram motivados com a Copa Arizona de 1978 e resolveram entrar na disputa do maior campeonato de futebol amador do mundo e o clube não fez feio, aliás fez muito bonito, pois ao vencer o Ircosa de Caruaru pelo placar de 1×0 o time se sagrou campeão da Copa Arizona daquele ano.

Sendo assim a Associação foi qualificada para disputar a Copa Arizona de 1978 agora em sua fase regional, e assim o clube azulino de Jaboatão enfrentou o Renascença da Paraíba e o Bate Bola do Espirito Santo, sagrando-se campeão de seu grupo.

O time só foi eliminado nas fases finais da competição ao perder o jogo para o Elnema de São Paulo pelo Placar de 4×1, dando adeus a competição.

Durante sua existência (1971 a 1978) o clube realizou 87 jogos, onde conseguiu 58 vitórias, 20 empates e 9 derrotas, marcando um total de 120 gols e sofrendo 78.

Fotos do clube durante a Copa Arizona de 1978

Em nossas pesquisas no conseguimos registros visíveis de seu escudo pera podermos redesenha-lo, porém a única foto encontrada de seu escudo está totalmente sem condições, mais aqui fica o registro,


Único registro do escudo do Clube.
Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s